Pular para o conteúdo principal

Daltonismo

Daltonismo

Postagem feita pelos estudantes do 
curso de psicologia do campus paralela:
Moisés Lopes Ra:2010531439;
Rosalorena Montenegro Ra:2010533599;
Tainã Santos Ra:2010531382;
Giselly Santos Ra:2010533353;

O que é o Daltonismo?

É uma deficiência que traz ao ser humano a dificuldade para reconhecer e diferenciar algumas cores.
O primeiro a estudar sobre o Daltonismo foi o químico inglês
John Dalton, e o nome dado a esta doença foi criação dele.

Tipos de Daltonismo
Existem três tipos:
  • Protanopia

Uma das mais comuns, sua dificuldade é com pigmentos da cor vermelho, fazendo com que o indivíduo enxergue verde, cinza ou marrom. E a cor verde passa a ser enxergada como vermelho.


  • Tritanopia


É o tipo mais raro, fazendo com que o indivíduo não tenha distinção da cor azul e amarelo. Não perde totalmente a visão do azul, mas enxerga em tons diferentes, e o amarelo é visto como rosa-claro, e a cor laranja não é enxergado por pessoas com tritanopia.

  • Deuteranopia

A pessoa que possui esse tipo de daltonismo, não é capaz de distinguir a cor verde. Os tons vistos geralmente são puxados para a cor marrom.

  • Acromatopsia
Tipo que ocorre no qual a pessoa enxerga somente em preto, branco e cinza.


Como Funciona


O olho humano possui células especiais chamadas cones, capazes de distinguir três grupos de cores: verde, amarelo-vermelho e azul-violeta. Nas pessoas com daltonismo, essas células não existem em número suficiente ou apresentam alguma alteração. A deficiência pode atingir todos os três grupos de cones, ou apenas os responsáveis pela visão do vermelho, do verde ou do azul.

Causas
A causa apontada foi uma alteração genética hereditária ligada ao cromossomo sexual X, de forma que não tem cura e atinge mais homens, já que possuem somente um cromossomo X, enquanto as mulheres possuem dois. Estatísticas estimam que cerca de 8% da população mundial masculina e menos de 1% da população feminina são portadores do distúrbio.

Sintomas do Daltonismo

Em alguns casos, os sintomas podem variar e serem pouco visível, no entanto, é comum o diagnóstico ocorrer na idade escolar das crianças. Os pais e professores devem ficar atentos se elas apresentarem dificuldade em saber as cores ou a incapacidade de ver tons da mesma cor. Pouco, o daltonismo também pode provocar movimentos oculares rápidos.

Fatores de Risco
A pessoa pode possuir o gene sem apresentar a doença. A doença pode ocorrer por fatores não genéticos, como uso de alguns medicamentos para hipertensão e alguns fertilizantes, além de doenças como: Diabetes, Alzheimer, Parkinson, Leucemia e Anemia falciforme. 

Tratamento
Até o momento não existe cura conhecida para o daltonismo, porém, existem tratamentos para o portador como uso de óculos e lentes especiais(só existem lentes para quem não enxerga as cores vermelhas e verdes e só podem ser utilizados em lugares com luz forte), além da diminuição da luminosidade de certos locais que pode ajudar o portador a diferenciar melhor as cores. Do ponto de vista psicológico, são bem raros os casos de pacientes com daltonismo de origem genética  que sentem a necessidade de um tratamento com psicólogo, porém para casos de daltonismo adquirido podem ser usados meios lúdicos e de psicoeducação no auxílio do indivíduo, ajudando a sua percepção de cores através dos tons e subtons, por exemplo. Isso ajuda no processo de aceitação da nova realidade dele.


Teste de Daltonismo                      
                                                          Ishihara


                                          *Teste online em forma de vídeo*

Referências 
Imagens:
Quais os Tipos de Daltonismo que existem - Educamais. Educamais. Disponível em: <https://educamais.com/tipos-de-daltonismo/>. Acesso em: 21  abr.  2020.
Awebic-Disponível em: <https://awebic.com/>. Acesso em: 21  abr.  2020.
O que é daltonismo tipos e sintomas-Alencarodontologia. Disponível em: <.http://alencarodontologia.blogspot.com/2018/08/o-que-e-daltonismo-tipos-sintomas.html />. Acesso em: 21  abr.  2020
Daltônicos - O que são, testes, tipos e se daltonismo tem cura-Segredos do Mundo R7 
Disponível em: < https://segredosdomundo.r7.com/daltonicos-daltonismo/ />. Acesso em: 21  abr.  2020.
Daltonismo-Ticasdematema. Disponível em: <https://ticasdematema.blogspot.com/2008/07/teste-ao-daltonismo.html/>. Acesso em: 21  abr.  2020.
Conheça os gifs que mostram como os daltônicos enxergam-Veja- Disponível em: <  https://veja.abril.com.br/saude/conheca-os-gifs-que-mostram-como-os-daltonicos-enxergam// />. Acesso em: 21  abr.  2020.
Textos:

Daltonismo-Minha Vida- Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/saude/temas/daltonismo/>. Acesso em: 21  abr.  2020.
Daltonismo-Hospital dos Olhos-Disponível em:<hhttps://www.hospitalholhos.com.br/noticia/daltonismosaibacomoadoencaage/>. Acesso em: 21  abr.  2020.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Síndrome de Klinefelter

 A síndrome de Klinefelter é uma condição genética em que um homem nasce com uma cópia extra do cromossomo X. Pode, também, ser chamado como Síndrome 47 ou XXY. Essa síndrome leva esse nome graças ao seu descobridor Harry Klinefelter, que registrou e descreveu o primeiro caso em 1942. Ao contrário do que pode parecer, a síndrome de Klinefelter não é uma síndrome rara. Aproximadamente 1 em cada 660 pessoas do sexo masculino possui. Essa síndrome, na grande maioria das vezes, ocorre por causa de uma cópia extra do cromossomo X em cada célula. Porém, não é uma doença hereditária. A falha genética que leva à doença ocorre durante a formação do ovo, esperma ou, ainda, após a fecundação. Ela é, geralmente, causada por aquilo que é chamado de não-disjunção. Acontece quando uma par de cromossomo sexuais não se separa durante a formação do óvulo ou do esperma. Não há fatores de risco conhecido para essa síndrome, já que trata-se de uma doença de causas genéticas. Porém, para uma frequência l
Doenças parasitárias em gestantes Ascaridíase o que é? Verminose causada por um parasita chamado “Ascaris Lumbricoides”, mais conhecido como “lombriga” ou “bicha” pertence à família Ascarididae e gênero Ascaris. Sem tratamento pode levar a morte. Pode contaminar milhões de pessoas, inclusive mulheres grávidas ou paridas. É comum em gestantes que moram em locais sem saneamento básico, esgoto canalizado, sem assistência à saúde e que não fazem o pré-natal. A contaminação ocorre quando comemos algum alimento que não foi devidamente limpo, que esteja infectado com ovos do parasito, podendo ser encontrado no solo, na água ou em alimentos que tiveram contato com fezes humanas contaminadas. As crianças são as que mais transmitem, pois ainda não possuem sólidos hábitos de higiene. O que acontece após o contato? 1.     Depois de comer ou beber algo sem lavá-lo corretamente, os ovos do parasito vão direto para as tripas; 2.     Nas tripas, os ovos se