Pular para o conteúdo principal

Parasitologia- Grávidas e Puérperas e doenças parasitárias

GRUPO: Caio César Silva
                Laina Santana
                Raissa Silva



GESTANTES E PUÉRPERAS,


VOCÊS CONHECEM, JÁ TIVERAM, OU CONHECEM OUTRAS MULHERES, QUE CONTRAÍRAM LOMBRIGA OU BOCHA (ASCARIS LUMBRICOIDES)?





AGENTE ETIOLÓGICO– É uma verminose (doença) causada pelo parasita ascaris lumbriose (lombriga/bocha). O habitat do verme é o intestino delgado.

EPIDEMIOLOGIA – As maiores ocorrências são no Sul e Sudeste do Brasil. O verme é favorecido pelo clima, falta de saneamento básico e baixo desenvolvimento socioeconômico (pessoas de baixa renda).

SINTOMAS – Dependendo do órgão atingindo pode causar dor de barriga, diarreia, náuseas, falta de apetite e perda de peso. Em caso de super infestação do verme, pode acontecer uma obstrução intestinal (intestino preso). Se contaminar vias respiratórias os sintomas são tosse, catarro com sangue ou crise de asma.

CAUSA– A transmissão é pela água, alimentos e solos contaminados por fezes de humanos que estão com a verme, causados por má higienização e falta de saneamento básico.

 TRATAMENTO– Com medicamentos específicos prescritos (alerta para gestantes e puérperas, pois nos casos de infestações leves não é recomendado uso de medicamentos). Procure um médico.

PROFILAXIA- PARA A PREVENÇÃO DOS VERMES:

.    Lave bem os alimentos antes do consumo;
.    Prefira alimentos cozidos;
  Lave sempre as mãos;
    Mantenha o local de preparação dos alimentos limpo;
.    Beba apenas água filtrada;
   Mantenha sua higiene pessoal em dia. 


ATENÇÃO GESTANTES E PUÉRPERAS: É IMPORTANTE FAZER EXAMES DE ROTINA E A REALIZAÇÃO CORRETA DO PRÉ-NATAL. PESQUISAS RECENTES SUSPEITAM DE COMPLICAÇÕES NO PARTO E MÁ FORMAÇÃO DO FETO, POR CAUSA DO VERME. 

Se cuidem!!!



REFERÊNCIAS
https://accbarroso60.wordpress.com/2011/02/28/os-nematelmintos/
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X1996000300011&script=sci_arttext

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Síndrome de Klinefelter

 A síndrome de Klinefelter é uma condição genética em que um homem nasce com uma cópia extra do cromossomo X. Pode, também, ser chamado como Síndrome 47 ou XXY. Essa síndrome leva esse nome graças ao seu descobridor Harry Klinefelter, que registrou e descreveu o primeiro caso em 1942. Ao contrário do que pode parecer, a síndrome de Klinefelter não é uma síndrome rara. Aproximadamente 1 em cada 660 pessoas do sexo masculino possui. Essa síndrome, na grande maioria das vezes, ocorre por causa de uma cópia extra do cromossomo X em cada célula. Porém, não é uma doença hereditária. A falha genética que leva à doença ocorre durante a formação do ovo, esperma ou, ainda, após a fecundação. Ela é, geralmente, causada por aquilo que é chamado de não-disjunção. Acontece quando uma par de cromossomo sexuais não se separa durante a formação do óvulo ou do esperma. Não há fatores de risco conhecido para essa síndrome, já que trata-se de uma doença de causas genéticas. Porém, para uma frequência l
Doenças parasitárias em gestantes Ascaridíase o que é? Verminose causada por um parasita chamado “Ascaris Lumbricoides”, mais conhecido como “lombriga” ou “bicha” pertence à família Ascarididae e gênero Ascaris. Sem tratamento pode levar a morte. Pode contaminar milhões de pessoas, inclusive mulheres grávidas ou paridas. É comum em gestantes que moram em locais sem saneamento básico, esgoto canalizado, sem assistência à saúde e que não fazem o pré-natal. A contaminação ocorre quando comemos algum alimento que não foi devidamente limpo, que esteja infectado com ovos do parasito, podendo ser encontrado no solo, na água ou em alimentos que tiveram contato com fezes humanas contaminadas. As crianças são as que mais transmitem, pois ainda não possuem sólidos hábitos de higiene. O que acontece após o contato? 1.     Depois de comer ou beber algo sem lavá-lo corretamente, os ovos do parasito vão direto para as tripas; 2.     Nas tripas, os ovos se

Daltonismo

D altonismo Postagem feita pelos estudantes do  curso de psicologia do campus paralela: Moisés Lopes Ra:2010531439; Rosalorena Montenegro Ra:2010533599; Tainã Santos Ra:2010531382; Giselly Santos Ra:2010533353; O que é o Daltonismo? É uma deficiência que traz ao ser humano a dificuldade para reconhecer e diferenciar algumas cores. O primeiro a estudar sobre o Daltonismo foi o químico inglês John Dalton, e o nome dado a esta doença foi criação dele. Tipos de Daltonismo Existem três tipos: Protanopia Uma das mais comuns, sua dificuldade é com pigmentos da cor vermelho, fazendo com que o indivíduo enxergue verde, cinza ou marrom. E a cor verde passa a ser enxergada como vermelho. Tritanopia É o tipo mais raro, fazendo com que o indivíduo não tenha distinção da cor azul e amarelo. Não perde totalmente a visão do azul, mas enxerga em tons diferentes, e o amarelo é visto como rosa-claro,